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A Estética na Comunicação

A Estética na Comunicação

Pra que serve ter um anúncio bonitinho se o que eu quero mesmo é vender?!” Esse é um pensamento bem comum quando o assunto é a estética na comunicação. Conta pra mim, você já passou por algum outdoor com muita informação e no final não entendeu nada?

Antes de começarmos a falar sobre este assunto, é importante reforçar que uma comunicação de resultado está atrelada a diversos fatores, como: planejamento estruturado, estratégia bem traçada, análise das mídias mais eficientes, linguagem coerente com o público-alvo e por último – não menos importante – um visual que transmita o que realmente importa. E é sobre esse último ponto que vamos falar hoje, o valor e a importância do layout na estética na comunicação.

O que é Estética na Comunicação e porque ela é importante?


São 11h30 da manhã, você está em uma rua cheia de restaurantes e não conhece nem um. É bem provável que você entre para almoçar naquele com uma “cara” bonita e manterá distância dos que tem uma “cara” duvidosa. Essa é a importância da estética na comunicação, uma empresa precisa passar confiança para fechar negócio com o cliente.

E como é possível transmitir essa confiança? Utilizando técnicas como conceitos da Gestalt, onde o design consegue estimular o nosso cérebro a associar um determinado layout com uma sensação, seja ela de confiança, alegria, prazer ou então de dúvida.

Na prática, a estética entra para tornar sua comunicação mais eficiente, o que resulta em maior entrega com menos investimentos. Seja no logo, no seu site, na papelaria (cartão de visitas, assinatura de e-mail ou no papel timbrado), na identificação dos carros da frota. Enfim, cada ponto de contato com o cliente tem extrema importância para dar credibilidade ao vendedor, nesse caso, a marca.

Consistência Visual

Uma comunicação bem alinhada reforça o posicionamento da sua marca com o público, sejam eles clientes, colaboradores ou fornecedores, facilitando assim a compreensão e diminuindo o tempo de interpretação.

Para isso acontecer é necessário criar uma identidade visual, uma repetição de mensagens com unidade bem definida que consegue fixar um espaço em nossa mente, alcançando um status de ícone que representa algo, segurança, confiança, tecnologia. Afinal quem reconhece um elemento com as cores vermelho, amarelo, verde e azul saberia quem está por trás dele.

Então da próxima vez que alguém falar que um rostinho bonito é apenas estética, pense que essa imagem pode ter sido pensada para transmitir objetivos bem definidos. Ela pode ter sido criada para ficar gravada dessa forma na memória do seu público. Afinal, aquela máxima de que a primeira impressão é a que fica, na propaganda pode significar o sucesso ou não de sua marca.

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Wladimir de Albuquerque

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