fbpx

| Marketing

O Perfil de uma Marca Sem Futuro

O Perfil de uma Marca Sem Futuro

Engana-se quem pensa que os integrantes da Geração Z estão distantes de se tornarem consumidores, eles estão batendo na porta e com uma lista enorme de exigências na mão, munidos de argumentos e prontos para mudar a indústria. 

E qual é a reação da indústria quando escuta o toc-toc? Algumas estão apenas ignorando e fingindo que não tem ninguém em casa. Já outras estão no ciclo infinito de tentativa e erro para ver no que essa história vai dar. No entanto, uma coisa é certa: independente do seu comportamento, você precisa se adaptar se quiser manter sua marca viva, e se não fizer isso hoje, pode estar fadado ao fracasso no futuro.

Mas afinal, o que eles querem e porque esse fracasso acontece? O primeiro grande diferencial é a presença digital, não estar conectado significa que você não é acessível e eles não vão “perder” tempo procurando por você. Em segundo lugar é importante saber posicionamento de sua empresa sobre assuntos sociais e ecológicos, 56% dos membros dessa geração consideram isso um fator importante. 

Existem 3 perfis de marca que precisam de medidas drásticas e urgentes: a Conservadora, a Indecisa e a Oportunista. 

A Marca Conservadora 

Pensamento: “O meu consumidor é mais velho, essa nova geração não vai afetar minhas  vendas e nem minha empresa. Não vou mudar o meu jeito de fazer as coisas e ficar postando no Facebook por causa disso.” 

Erro: Você sabia que 93% da Geração Z influencia nas compras de casa? Isso vale para comida, bebida, itens de decoração e itens para casa. Os jovens têm alto poder de influência ainda mais pela facilidade com a tecnologia. E mesmo que o seu produto não sofra influência, pensa comigo, quem será seu público daqui a 10 anos? 

Ação: É preciso ter uma visão a longo prazo se você quiser continuar no mercado. É indispensável fazer uma releitura de sua marca para criar uma conexão e um diálogo com o novo perfil consumidor e isso inclui uma inicialização virtual, ser fácil de encontrar digitalmente é um pré-requisito para conseguir vender mais. Eu te digo uma coisa: não importa qual é o seu nicho, existe um concorrente seu que já começou a vender online.

A Marca Indecisa

Pensamento: “Eu não vou me posicionar para nenhum lado, se eu tomar partido vou perder clientes ou então precisar mudar alguns processos na minha empresa. Não quero fazer isso de jeito nenhum” 

Erro: Não é novidade que a Geração Z quer usar marcas que representem suas causas, crenças e valores. Não ter um posicionamento te torna a segunda opção na hora da decisão de compra. 

Ação: Decida quais guerras você vai lutar. Não precisa ter uma posição para todos os comportamentos políticos e culturais. Encontre uma luta que seu público e sua empresa realmente acreditem, tome como verdade e crie um plano de ação para que marca e consumidor criem um vínculo duradouro com base em um interesse em comum. Lute por isso! 

A Marca Oportunista 

Pensamento: “Feminismo tá em alta, faz uma coleção sobre empoderamento feminino”, A marca Oportunista é exatamente o oposto da Indecisa, eles querem tirar proveito de todas as situações que estão em alta, mesmo que isso signifique contar algumas mentirinhas no meio do caminho.

Erro: A Geração Z nasceu sabendo dar um Google, portanto uma marca oportunista é rapidamente descoberta, não adianta ter produtos feministas e pagar salários desiguais para homens e mulheres. É preciso ter VERDADE no que se assume! 

Ação: Não é feio saber aproveitar as oportunidades que a vida te dá, mas nem por isso você precisa vender a qualquer custo e ser desleal com seu público, porque uma hora dessas você vai ser descoberto e esta ação vai te levar a ruína. Ter uma persona, conhecer o seu público e escolher quais causas ou brincadeiras você vai participar é a melhor solução.

Prepare-se!

Em conclusão, sabemos que a Geração Z está batendo na porta para dominar o mercado nos próximos 10 anos e não parece disposta a seguir os mesmos passos do seus antecessores. É hora de dar uma revirada nas coisas (Ufa!). Sua empresa está preparada? Entre em contato conosco e vamos trabalhar na durabilidade da sua marca.

Quer nos conhecer ainda mais? Siga nas Redes Sociais.
Facebook Instagram.

Jenifer Budinheski

Comentários

Contato