Omnichannel, e agora?

Omnichannel, e agora?

11 letras que foram capazes de revolucionar o mercado e 1 única palavra que causou um colapso no setor de marketing, estou falando do palavrão omnichannel.

As poucas empresas que já conseguiram se adaptar a este novo modelo de negócio tiveram um crescimento exponencial, de causar inveja! Fica aqui comigo que eu vou te contar o segredo para fazer o omnichannel funcionar para a sua empresa faturar ainda mais.

Customer Experience

A maneira como o consumidor se relaciona com a marca mudou, a era digital deu voz aos clientes, portanto, eles exigem uma experiência única de compra, o customer experience que antes era um opcional, passou a ser obrigatório. Como resultado, basta uma ligação mal atendida ou um whatsapp mal respondido para colocar a reputação da sua empresa em risco. Omnichannel é você ser coerente em todos os canais de contato com o seu consumidor, seja virtual ou físico.

Agora, me conte como são os materiais de sua empresa?
O setor comercial precisa de materiais para convencer o cliente a comprar, as redes sociais necessitam de uma atualização diária, o varejo começou a demandar conteúdos, além disso, o multimarca (por necessidade) cria sua própria versão de imagem de marca, que compartilhada nas redes sociais, pode destruir – em poucos minutos – o trabalho de brand que levou anos para ser construído. Como resultado, temos o setor de marketing sobrecarregado e uma comunicação desalinhada. Não é nada fácil fornecer material para todos os multicanais existentes e ainda ter uma coerência entre eles.

Para resolver a alta demanda de conteúdos, as indústrias começaram a desenvolver múltiplos materiais que precisam ser fáceis de executar e com entrega rápida. Só tem um problema nessa história: as entregas não possuem um padrão na comunicação, não existe customer experience nesse processo. Consequentemente, o omnichannel começa a se tornar um sonho distante.

Comunicação Omnichannel

Existem dois segredos básicos se você quer ter uma empresa omnichannel: tom de voz e fluxo.

O primeiro é o Tom de Voz nada mais é que a maneira como sua empresa se comunica: ela é mais agressiva? Mais amigável? Ou então segue uma linha mais informal? Acontece que esta decisão não pode estar na mão de cada funcionário e sim ser um padrão para sua empresa. Portanto é indispensável desenhar o tom de voz da sua marca, incluir um treinamento para funcionários explicando como devem se portar enquanto estão representando a sua empresa e também demonstrar expertise para os clientes em todos os pontos de contato. Esse já é um bom começo, ainda mais na era da internet.

O segundo e não menos importante: o fluxo! Vamos pensar que eu tenho uma empresa de telhas e estou lançando um novo produto: telhas ecológicas. Vou criar um fluxo para vender este produto:
Primeiro, vou instruir os funcionários sobre as vantagens e qualidades deste novo material, marcar uma data de lançamento e entregar materiais de apoio.
Depois, vou conversar com meus representantes e acima de tudo, deixar claro como vai funcionar o pedido, entrega, cores e todos os aspectos que eles precisam saber para vender.

E finalmente eu vou nas redes sociais compartilhar a novidade. Viu como o fluxo fez reduzir os ruídos? Você vai desenvolver menos materiais e que sirvam para mais setores, certamente, fluxo é o segredo! Portanto, a boa execução é que gera resultado.

Dê o Primeiro Passo

Não sabe como fazer Tom de Voz? A Agência Gasosa é especialista em criar identidades memoráveis para a sua empresa começar a revolução do Omnichannel. Além disso, somos mestres para desenvolver uma boa história que vai tornar o customer experience e o fluxo de trabalho muito mais simples.

Certamente isso é só o começo, para tornar o omnichannel uma realidade tem muito mais para avançar. Dizem por aí que a viagem só começa quando você dá o primeiro passo, não é? Entre em contato.

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Jenifer Budinheski

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